Serviços para cordas

Serviço detalhado de cada ajuste de instrumentos de cordas

 

Ajuste do Tensor: Pra uma correta regulagem de um instrumento, é importante que o braço do instrumento esteja no “zero”, ou seja, perfeitamente reto. Instrumentos com o braço côncavo ou convexo podem gerar problemas de conforto, afinação e trastejamento. Por isso é fundamental que o tensor esteja bem ajustado.

Pré Alinhamento dos Trastes: Ao realizarmos a retífica dos trastes, realizamos também um alinhamento bruto dos trastes. Porém ao realizar um pré alinhamento dos trastes (antes da retífica) reduzimos a necessidade de retífica e garantimos uma retífica mais equilibrada. Nesta fase também é possível identificar trastes que ficam com as pontas levantadas e resolver este problema.

Retífica dos trastes: A retífica dos trastes tem como função principal “remover” fissuras e amassados causados pela constante pressão das cordas em alguns pontos do instrumento.

Abaulamento dos trastes: Com a retífica a superfície dos trastes ficam retas. Sem a curvatura natural dos trastes. Ao realizar o abaulamento dos trastes, devolvemos a eles a superfície “arredondada” tão importante para o instrumento.

Alinhamento dos Trastes: Agora sim precisamos nos certificar e garantir que todos os trastes estejam muito bem alinhados. Caso o pré alinhamento + a retífica tenham deixado algum traste pra trás, é muito importante que seja resolvido nesta fase. Caso contrário o desnível pode causar trastejamento no final do processo.

Polimento dos trastes: É aqui que os trastes ganham aquele brilho especial que tanto agradam os nossos olhos. Mais ele também é muito importante pra deixar os trastes prontos pra receber aqueles bends insanos.

Limpeza e Hidratação da Escala: Com o passar do tempo a escala acumula sujeira em alguns casos muita sujeira. É importante remover esta sujeira tanto pela qualidade do som quanto pela conservação e durabilidade da madeira. Já a hidratação é muito importante pra conservação da madeira, além de dar um visual também muito bonito.

Ajuste de Nut e Rastilho: O nut tem a função de manter a posição das cordas, é fundamental no ajuste de ação/altura das cordas (portanto contribui com o conforto) além de ser fundamental também para a afinação do instrumento. No entanto, o nut também é muito importante na definição do timbre e sustain do instrumento. Não à toa existe uma infinidade de opções de material que vão do plástico, osso, marfim, latão, ferro, teflon e outros. Cada um deles pode ser responsável por um pequena ou grande alteração no timbre e sustain do seu instrumento. O rastilho além das funções e benefícios já tratados, também é importante quando utilizamos uma captação do tipo piezo. Ambos devem ser tratados com grande importância na hora da escolha/regulagem.

Ponte: São diversos modelos que vão bem além de apenas segurar as cordas. Fora a diferença dos modelos (que nos permite executar diversas ações) o tipo do material também pode mudar bastante o timbre do instrumento. Ainda possuem os saddles (carrinhos) que nos permitem ajustar oitavas e a ação das cordas. Em alguns casos são os pivôs. E ainda temos molas, tremol-no, alavancas e outros detalhes que precisam ser ajustados.

Elétrica: ELIMINAÇÃO DO CHIADO Podendo variar bastante de um instrumento pra outro, é o terror de muitas pessoas. Porém não é um monstro tão grande assim. Revisar o funcionamento de todos os componentes, soldas, fiação e um banho químico faz parte do setup. Claro que existe customização, alteração elétrica e blindagem que abordaremos mais à frente. A qualidade dos componentes é muito importante no resultado final do instrumento.

Encordoamento: Existe uma infinidade de marcas, modelos, calibre e cores. Os valores então variam imensamente. E existe uma relação diretíssima entre as cordas e o conforto, o timbre, a regulagem, o desgaste do instrumento e, evidentemente, o gosto de cada músico. Quer falar mais sobre isso, entre em contato conosco.

Ajuste de Ação(altura) das Cordas: Trastejamento, afinação, conforto e outros pontos podem estar relacionados a este ítem. Nem sempre uma ação muito baixa representa a melhor regulagem. É preciso conciliar o estilo musical, o estilo do musico tocar, o limite do instrumento e o gosto pessoal na hora de fazer este ajuste. Converse com o seu luthier!

Ajuste de Ganho dos Captadores: O máximo do ganho possível X equilíbrio entre os captadores. Este pode ser um bom ponto de partida. No entanto está longe de ser uma regra absoluta. Equilibrar o ganho entre os caps X Equilibrar o ganho das cordas sim é fundamental. Isso evitará desequilíbrios. Já o ganho individual do captador pode variar de acordo com o timbre desejado.

Tarraxas, Molas e Parafusos: Limpeza, polimento e lubrificação garantem uma vida mais longa a elas.

Limpeza geral: Fora a questão estética, visto que todos gostam de um instrumento brilhando, o limpeza e polimento podem conservar a pintura / Verniz do seu instrumento por muito mais tempo. Hoje existem produtos específicos dedicados a cada parte do seu instrumento.

CUSTOMIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS

Quanto a customização de Instrumentos, ela pode ser:

Estética: Pintura, Shape, Escudos, Bind (friso), etc

Elétrica: Alteração de esquemas elétricos, inclusão de chaves/componentes/captadores/circuitos

Upgrades: Troca de captadores, tarraxas, ponte, nut, rastilho,etc. Aqui além da questão técnica o fator estético também é importante.

Sobre a loja

Miyata Music - Miyata Music - Com sede em São Bernardo do Campo, desde 2010 é referência na venda de instrumentos musicais pela internet, guitarra, kit guitarra, venda para todo Brasil, consultores especializados e qualificados na área musical, confira.

Social
Pague com
  • PayPal Express
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos

Miyata Music - CNPJ: 17.146.114/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2019